Sporting de Marco Silva consegue a melhor pontuação deste século; Nani resolveu; Ederson foi o melhor do Rio Ave

Rio Ave 0-1 Sporting (Nani 48')

O Sporting chega à final da Taça com mais um triunfo (1-0 frente ao Rio Ave) e 3 pontos que permitem ao conjunto de Marco Silva uma pontuação histórica, já que os 76 conseguidos esta época são o máximo conseguido pelos leões neste século, superando os 75 de 2001-02, o último ano em que o clube leonino celebrou o título. Duas formações descomplexadas em campo, algo que originou várias oportunidades de golo para ambas, sobretudo no primeiro tempo. Valeram Marcelo Boeck e Ederson que com várias defesas evitaram um resultado com outro tipo de números. Nani na despedida do campeonato resolveu, num cabeceamento após cruzamento de Jonathan Silva, numa partida em que Marco Silva aproveitou para dar minutos a elementos menos utilizados, bem como concedido uma oportunidade a Wallyson.

Quanto ao jogo, muito espaço para as duas equipas, pouca pressão de ambos os lados, num encontro onde nenhuma dos emblemas tinha qualquer objectivo. O Rio Ave entrou melhor, criando algumas dificuldades à defesa do Sporting com a mobilidade dos seus elementos mais adiantados, tendo Tiago Pinto deixado o primeiro aviso num remate de fora da área (Marcelo agarrou à segunda). Pouco depois, Diego Lopes, num belo trabalho individual (grande técnica), atirou ao poste. O Sporting tentava reagir, assumindo o controlo da posse de bola, mas Mané, num excelente passe de André Martins, desperdiçou de forma clamorosa. Nani e Slimani também tentaram a sua sorte, mas Ederson com duas belas intervenções adiou o golo leonino. Do outro lado, destaque ainda para mais uma bola no ferro, desta vez num livre lateral de Bressan. Na 2ª parte, o Sporting entrou praticamente a vencer. Jonathan centrou e Nani finalizou num bom gesto técnico de cabeça. A partir daí, Marco Silva e a sua equipa limitaram-se a gerir o resultado. Nani e João Mário saíram cedo, tendo Wallyson merecido uma chance. Do lado oposto, Pedro Martins lançou Ukra e Jebor, mas o resultado estava feito. Até final, destaque para um cabeceamento de Montero (substituiu Slimani a 10 minutos do fim) que voltou a encontrar a oposição do guardião vilacondense.

Destaques:

Sporting -  Mesmo em gestão os leões fecham o campeonato com uma vitória e chegam à final da Taça frescos e confiantes. Nesta partida, a formação orientada por Marco Silva teve quase sempre o controlo das operações, apesar do Rio Ave ter tido algumas oportunidades no primeiro tempo. Na 2ª parte a superioridade da equipa visitante foi evidente e, por isso, o resultado aceita-se. A nível individual, destaque positivo para as exibições de Marcelo Boeck (não era utilizado na Liga desde Abril de 2012 e cumpriu), Miguel Lopes (errou alguns passes, mas defensivamente esteve impecável e parece à frente de Cédric na luta pela titularidade na final da Taça) e André Martins (a 8 apresenta claramente outra qualidade de jogo). Por outro lado, Nani resolveu, mas não esteve nada feliz ao nível da decisão, assim como Carlos Mané. O extremo denota sempre grande dificuldade em jogar sobre o corredor direito (não tem a explosão nem o drible de Carrillo) e desta vez não esteve bem na finalização. Os centrais realizaram uma exibição competente, João Mário voltou a estar muito apagado, enquanto que Rosell e Jonathan demonstraram que não estão à altura de assumirem os lugares de William e Jefferson se estes saírem no defeso. O espanhol revela inúmeras fragilidades no preenchimento do espaço central, cometendo faltas desnecessárias, e no capítulo do passe, enquanto que o ex-Estudiantes, apesar de ter feito a assistência, demonstrou alguns problemas de abordagem aos lances. No ataque, Slimani não marcou, mas desta vez teve direito a mais minutos e deverá ser titular frente ao Sp. Braga.

Rio Ave - Época longa e desgastante dos vilacondenses, terminada com um 10º lugar no campeonato. Diria-se que seria de esperar mais da turma de Pedro Martins, mas a equipa terminou a temporada claramente espremida, em função da presença na Liga Europa e na meia-final da Taça de Portugal, sendo que as lesões também não facilitaram a vida ao seu treinador. Neste jogo, destaque claro para Diego Lopes, um elemento muito bom tecnicamente e com uma visão de jogo acima do normal, pelo que é natural que seja cobiçado neste Verão, assim como para Ederson, um guarda-redes moderno (ágil, forte com os pés e bom nas saídas) e que também não deverá ficar muito mais tempo em Vila do Conde. Del Valle ainda agitou o jogo algumas vezes, mas falhou na cara de Boeck, enquanto que Tiago Pinto voltou a realizar uma excelente exibição. Por outro lado, Marvin Zeegelaar passou ao lado do jogo, o duplo-pivot perdeu imensas bolas na primeira fase de construção, assim como André Villas-Boas, enquanto que Ukra (claramente desligado) não entrou bem na partida.

Etiquetas: , ,