Real Madrid versão 2015-16: A Praça de Cibeles não pode voltar a ficar vazia

O Real esteve em grande em 2014 - conquistou a Décima Liga dos Campeões da sua história, saiu vencedor da Taça e ainda venceu a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes - mas no final de 2014-15 não levantou um único troféu. Pior que isso, os Madrilenos viram o seu maior rival, o Barcelona, conquistar o Triplete, com vitórias na Champions, La Liga e Taça do Rei. Por tudo isso e também porque o Real, clube com mais campeonatos em Espanha, também já não festeja a conquista da Liga BBVA desde a época 2011/2012 (quando ainda estava ao leme Mourinho), a próxima temporada, com Rafa Benítez como novo timoneiro, tem de ser sinónimos de títulos. Para tal, o VM aponta um possível elenco dos Blancos para 2015-16:

GR: De Gea (Man Utd), Navas - Com Casillas na fase descendente da carreira, o Real vai ter de arranjar um novo n.º 1 para a próxima época. E para isso ninguém melhor do que De Gea, um dos três melhores guarda-redes do ano. Para lhe fazer sombra há o elástico Keylor Navas. Casillas, até para não provocar uma nova guerra interna, devia sair.
DD: Danilo, Carvajal - O espanhol, após um bom primeiro ano, desceu um pouco de rendimento e na próxima época vai contar com a concorrência de um ex-FC Porto cheio de vontade de demonstrar que é um dos melhores do Mundo. Com esta quantidade e qualidade a permanência de Arbeloa não faz sentido.
DC: Ramos, Varane, Pepe, Nacho - Um dos melhores quartetos de centrais da atualidade. Ramos é top-5, Varane provavelmente o mais promissor do mundo, Pepe um excelente parceiro (veremos como será a sua época já que termina contrato daqui a 1 ano) e Nacho é um jovem da cantera que cumpre sempre quando é chamado.
DE: Marcelo, Marcos Alonso (Fiorentina) - Num ano em que Marcelo deixou finalmente para trás a concorrência de Fábio Coentrão e se assumiu como o melhor lateral esquerdo da época, deixou de ser necessária a presença de um suplente que custou 30 ME. Sendo assim, com a expectável saída do português, é de esperar que o Real opte por um alvo mais barato. E com a recente renovação de contrato de Gayà (tinha cláusula de 18 ME), um nome interessante era o do espanhol Marcos Alonso, jovem formado no Real Madrid, que foi um dos destaques do Calcio ao serviço da Fiorentina.
MDF: Bender (Leverkusen), Casemiro - Um dos maiores problemas na época passada foi a falta de um médio que soubesse fazer uma transição defensiva boa o suficiente para não deixar os centrais expostos (os médios demoravam eternidades a chegar à área). Para isso, além do regresso de Casemiro que evoluiu muito na Invicta, assegurar a contratação de Lars Bender, que fez uma época fantástica em Leverkusen, era o melhor que podia acontecer a este Real. Lucas Silva, que chegou em Janeiro à equipa, devia ser emprestado para ganhar rotinas de Europa, assim como Illarramendi, que deve ter pouco espaço e devia ser cedido para ver se merece uma nova oportunidade ou para valorizar e ser vendido posteriormente.
MC: Kroos, Modric - Dois dos melhores médios do mundo que asseguram qualidade em qualquer esquema tático. O croata foi talvez o melhor médio do mundo antes de se lesionar, já o alemão, com mais rotatividade, não precisa de ser tão espremido e pode manter a forma ao longo do ano. Já Khedira está confirmado na Juventus, depois do vínculo que o ligava ao Real ter chegado ao fim.
MO: James, Isco - Dois virtuosos que podem decidir uma partida a qualquer momento. James, com os seus 17 golos e 18 assistências, foi provavelmente o segundo melhor jogador da equipa (apenas atrás de Ronaldo) e Isco, apesar de nem sempre ter lugar de início no 11, mostrou quando foi preciso que era um dos poucos que conseguia desequilibrar. Asensio, contratado ao Maiorca, com esta concorrência, tem de ser emprestado.
ED: Bale, Lucas Vázquez, Jesé - O ex-Tottenham foi uma das desilusões da época, mas deve ter mais protagonismo em 2015-16 (tem tudo para ser o seu ano). Para lhe fazer sombra, o Real já assegurou o regresso de Lucas Vázquez, que juntamente com Sergio García foi o melhor jogador do Espanhol. Jesé, depois da grave lesão que sofreu, vai ter de justificar um lugar no plantel, sendo que um empréstimo não está fora de hipótese. Odegaard também precisa de minutos numa equipa de I divisão.
EE: Ronaldo, Cheryshev, Cedres - Uma posição que, apesar de Ronaldo poder descair para o meio, não precisa de ser mexida. Cheryshev mostrou em Villarreal toda a sua qualidade de passe (9 assistências no campeonato em 26 jogos), mas mais importante que isso provou porque é um dos extremos que melhor defende na atualidade (Vázquez também desce bastante no corredor), o que para uma equipa em que os da frente pouco auxiliam no processo defensivo, é excelente (e Marcelo, que tanto sofre com isso, só sai a ganhar). Para além disto, há também o jovem Cristian Cedres que deu nas vistas na Youth League, e pode ter alguns minutos, principalmente nas taças.
PL: Benzema, van Persie (Man Utd), Mayoral - Saiu Chicharito e é necessário uma alternativa. Os bons avançados no mercado não abundam e como tal uma opção podia ser Robin van Persie. O holandês só tem mais um ano de contrato, Van Gaal nem parece contar com os seus serviços e nos merengues, sendo certo que à partida seria suplente de Benzema, as suas constantes lesões não seriam um problema. Por outro lado, este tipo de contratação não seria uma novidade nos blancos. Van Nistelrooy também só chegou ao clube já nos 30 e ainda fez duas épocas de grande nível. Além disto, van Persie além de ter muita qualidade pode oferecer outro tipo de soluções ofensivas, já que tem capacidade para jogar em várias posições e sistemas. Mayoral, que impressionou na Champions para juniores, pode ser a 4.ª opção para o ataque (depois de Ronaldo).

Empréstimos: Lucas Silva, Illarramendi, Asensio, Odegaard
Saídas: Casillas, Arbeloa, Coentrão, Khedira, Chicharito
Entradas: De Gea, Danilo, Marcos Alonso, Casemiro, Bender, Vázquez, Cheryshev e van Persie

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Fábio Teixeira

Etiquetas: